Quebro a cabeça para tentar escapar dessa armadilha implacável, que nos marca a ferro e fogo. Sem muita resolução concedi à máquina meios para que me encontrasse, mas continuo à parte dela, para estranheza de parentes e amigos.
A esses eu digo: se eu supostamente colocasse minha mente e minhas capacidades à serviço deste aparelho, acaso alguém poderia me deter? Se eu pretendesse investir minhas energias, para alimenta-lo, com que vigor ele funcionaria?
Mas eu não pretendo. Me manterei à parte dele, estudando-o. Procurando formas de vencê-lo.
Uns já teriam me acusado de soberba. Outros diriam que é mais uma das minhas piadas. E aguardariam até que chegue o momento em que eu precisasse levar a vida a sério. Mas será preciso?
Não farei concessões. Não me tornarei um espelho, para que essa máquina se reflita, confundindo-se comigo mesmo. Não fingirei ser ela, nem assinarei acordos que logrem transformar o falso em verdadeiro.
Não venderei seus utensílios, nem suas idéias, nem o seu consentimento fabricado.
Não arriarei as minhas calças, esperando o sucesso ou ouro.
Lutarei até o final das minhas forças, e vencerei a máquina.
Mas não nos seus termos.
Contraporei a sua capacidade de me enfraquecer à compreensão clara das minhas capacidades. Oporei o seu desejo de que eu seja uma função, para me tornar todas as funções que eu desejar. Serei um inútil para a máquina, porque sou um homem, não uma peça no seu funcionamento.
Libertarei meu tempo da sua tirania.
Mas não estarei sozinho, como pretende o aparelho. Não serei seu bufão.
Me unirei a outros e nos alastraremos, elucidando a outros mil o seu funcionamento.
5 comentários:
Vencer a máquina?
Será que existe mesmo uma batalha entre nós e elas?
Parabéns pela bicicleta. Já deves ter lido "Apocalipse Motorizado - A tirania do Automóvel em um planeta poluído" da Coleção Baderna, da Conrad?
Abraço
aqui eh o tot.
vc nao tinha mais blogs?
pq vc apagou esses dois comentarios meus, nem lmebro o q eu escrevi..
terlinkei no meu blog.
http://umbrazucanopaisdosticos.blogspot.com/
Postar um comentário